terça-feira, 28 de agosto de 2012

Fora de G-4, paulistas têm pior 1º turno na história dos pontos corridos



A fase não é nada boa para os times paulistas no Campeonato Brasileiro 2012. Após a rodada deste fim de semana, marcada pelos clássicos regionais, Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo encerraram o pior primeiro turno em conjunto na era dos pontos corridos. Pela primeira vez desde a mudança no modelo de disputa da competição, nenhum deles terminou a metade inicial entre os quatro primeiros colocados.
A principal explicação para isso foi a concentração das energias em outras competições. Corinthians e Santos chegaram até as semifinais da Copa Libertadores da América deste ano e não mediram esforços para tal. Em diversas ocasiões no Brasileiro, entraram em campo com times reservas, que não seguraram a onda, custando pontos importantes na classificação.
Quem também priorizou outro torneio e se deu bem foi o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil. Porém, o detrimento do Brasileiro e a série de desfalques "renderam" ao clube uma posição na zona de rebaixamento, onde não esteve em apenas cinco rodadas do primeiro turno.
O caso do São Paulo foi um pouco distinto. Apesar de também encarar a Copa do Brasil até quase o final (caiu na semi), o grande problema para o time foi a crise nos bastidores. Não foram poucos os episódios envolvendo o ex-técnico Leão, a diretoria e os jogadores. Com isso, o time de Lucas e Luis Fabiano não conseguiu se aproximar dos líderes - a distância para o Atlético-MG está em 12 pontos.
"O São Paulo tem responsabilidade de ganhar títulos. Já se passaram duas das quatro competições, e ele ainda não ganhou. Se fechar a temporada conseguindo a vaga na Libertadores, que é sonho de todos os clubes brasileiros, dá para dizer, entre aspas, que o ano está ganho, pela circunstância que nos encontramos", afirmou o técnico Ney Franco.
Em toda a história do Campeonato Brasileiro a partir de 1971, em apenas cinco anos não houve um paulista sequer entre os quatro primeiros colocados (1975, 1980, 1985, 1987 e 1988). Na atual edição, o melhor na tabela é o São Paulo, em quinto. Depois vem o Santos, em décimo, o Corinthians, em 12º, e no fim o Palmeiras, em 17º.
Fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro-serie-a/noticias/0,,OI6105746-EI20038,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário