segunda-feira, 10 de setembro de 2012
Neymar completa 50 jogos no ano e luta contra queda de produção
Titular absoluto do Santos e da Seleção Brasileira, o atacante Neymar completará 50 partidas no ano nesta segunda-feira, quando o time nacional enfrenta a China no Estádio do Arruda, no Recife, às 22h (de Brasilia). Mais do que o simbolismo, o número evidencia uma temporada desgastante para o jogador e a preocupação de que a sequência de jogos interfira no seu rendimento até o final de 2012.
Após o duelo contra a África do Sul, o técnico Mano Menezes manifestou preocupação com o desgaste físico do atleta, na sua visão agravado pelos compromissos extra-campo. O treinador citou o problema de saúde do atleta na última semana, quando perdeu treinos e o jogo do Santos contra o Sport por causa de gripe e problemas estomacais, para atestar sua opinião. Contra a África do Sul, Neymar deixou o jogo cinco minutos antes do final.
"Ele perdeu 2 kg por problema estomacal, gastrointestinal, ficou fora de jogo do Santos e foi para preservar desgaste maior, segunda ele joga também", disse o técnico, que foi criticado por fazer a alteração. Neymar estava sendo vaiado no Estádio do Morumbi, chamado de pipoqueiro, e a substituição provocou mais reações adversas do torcedor.
Conhecido por sua vontade de jogar todas as partidas possíveis, Neymar minimiza o degaste. Antes do jogo contra a África do Sul, questionado se o problema de saúde poderia ter sido reflexo da sequência de jogos, o atacante minimizou. "Não se escolhe a hora de ficar doente".
Porém, o fato é que existe uma preocupação tanto na Seleção Brasileira como no Santos em relação ao tema. O jogador tem alternado boas partidas com atuações fracas e teme-se que ocorra uma queda em seu rendimento assim como no segundo semestre de 2011. Curiosamente nos dois anos Neymar chegou à marca de 50 jogos na temporada no mesmo período, em setembro.
Até o final do ano, Neymar dificilmente diminuirá o ritmo. Se não tem a preocupação com o Mundial de Clubes como no último ano, deve disputar pelo menos mais quatro partidas pela Seleção e é fundamental para que o Santos consiga uma arrancada no Campeonato Brasileiro em busca de uma vaga na Copa Libertadores.
Muricy Ramalho já adiantou que o Santos vai pedir a liberação de Neymar das duas partidas contra a Argentina pelo Superclássico das Américas e justificou: "já colaboramos ao não escalá-lo com o Sport". Porém, dificilmente a CBF aceitará a sugestão de Muricy e mais uma polêmica na relação entre clube e entidade é esperada. O desgaste começou nas semifinais da Copa Libertadores, quando o presidente Luiz Álvaro disse que a o atacante retornou esgotado da Seleção.
A importância de Neymar para o time santista é tamanha que a direção fretou um jatinho para que o atacante deixasse a Suécia, onde defendeu a Seleção em amistoso no dia 15 de agosto, para enfrentar no dia seguinte o Figueirense pelo Campeonato Brasileiro. Se por um lado o episódio mostrou o quanto o jovem é valoroso, por outro recebeu críticas por desgastar ainda mais o jogador. A Fifa recomenda descanso mínimo de 72 horas entre um jogo e outro.
Jogos de Neymar no ano
Campeonato Brasileiro: 7 jogos
Copa Libertadores: 12 jogos
Campeonato Paulista: 16 jogos
Recopa Sul-Americana: 1 jogo
Amistosos Seleção: 7 jogos
Jogos Olímpicos - 6 jogos
Fonte: http://esportes.terra.com.br/futebol/copa/2014/noticias/0,,OI6142209-EI18776,00-Neymar+completa+jogos+no+ano+e+luta+contra+queda+de+producao.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário